O documentário Incompatível com a vida, que foi qualificado para o Oscar e é hoje multi premiado, começou com a pior notícia que eu poderia receber: Meu filho desejado não sobreviveria fora de minha barriga.
- Eliza Capai
O documentário Incompatível com a vida, que foi qualificado para o Oscar e é hoje multi premiado, começou com a pior notícia que eu poderia receber: Meu filho desejado não sobreviveria fora de minha barriga.
- Eliza Capai
Atenção: Esta lista descreve apenas algumas das diversas malformações que permitem a judicialização para interrupção legal da gestação.
Infelizmente não. A maioria dos fetos vai morrer ainda dentro do útero. A maioria daqueles que nascem vivos vão a óbito nas primeiras horas de vida extra-uterina. Uma pequena parcela pode sobreviver por mais tempo, mas depende de cuidados intensivos. Procure informações médicas claras sobre o seu caso específico.
É qualquer conduta que constranja a pessoa a presenciar, a manter ou a participar de qualquer ato sexual não desejado, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade; que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos.
O violador pode ser qualquer pessoa, desconhecida ou conhecida, como por exemplo o marido ou companheiro, e em qualquer cenário, incluindo a casa e o trabalho. Infelizmente, nos casos de adolescentes, 70 a 80% dos estupradores são familiares e pessoas muito próximas das vítimas.
São exemplos de violência sexual:
A objeção de consciência pode ser apresentada pelo profissional de saúde quando o procedimento de aborto fere suas convicções morais, religiosas ou éticas, mas não quando se trata de mera divergência em relação ao procedimento, como no caso em que o profissional se recusa a realizar o aborto porque não confia na palavra da vítima de violência sexual. Em caso de apresentação de objeção de consciência, é obrigação da equipe de saúde encaminhar a pessoa gestante imediatamente a outro(a) profissional que possa realizar o atendimento.